Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Portugal Anos 90

Uma viagem nostálgica pelo universo infanto-juvenil português dos anos 90, em todas as suas vertentes.

Portugal Anos 90

Uma viagem nostálgica pelo universo infanto-juvenil português dos anos 90, em todas as suas vertentes.

07.02.23

Porque nem só de séries se fazia o quotidiano televisivo das crianças portuguesas nos anos 90, em terças alternadas, este blog dá destaque a alguns dos outros programas que fizeram história durante aquela década.

Há programas assim. Para cada transmissão televisiva nostálgica, e fomentadora de múltiplos artigos nos mais diversos blogs e sites por essa Internet afora, há tantos outros que parecem ter caído no esquecimento total, e sobre os quais poucas informações se podem encontrar, à excepção daquelas que, por uma razão ou outra, retivemos na memória. O concurso de que falamos hoje pertence a esta última categoria, sendo o nosso tema mais Esquecido Pela Net desde os sumos do Astérix, e um dos (muito) poucos para os quais não nos foi possível encontrar imagens, vídeos, ou qualquer outra referência para além de uma página de créditos no iMDB; de facto, quase seria possível descartar este programa como fruto da nossa imaginação infantil, não fosse o não-tão-pequeno detalhe de termos feito parte do mesmo.

Sim, leram bem – com a tenra idade de nove anos, o autor deste blog foi escolhido para representar a sua turma do quarto ano (e, por arrasto, a sua escola) como uma das crianças encarregues de 'dar as pistas' aos concorrentes de 'Trocado em Miúdos', um concurso cujo ciclo de vida foi breve, e o impacto nostálgico, ao que parece, praticamente nulo. O que não deixa de ser pena, visto que o formato tinha uma premissa, até, bem divertida – em cada emissão, um grupo de concorrentes (adultos) tentava adivinhar uma série de palavras e conceitos definidos, em vídeo, por grupos de crianças em idade de instrução primária. O resultado era, previsivelmente, hilariante, com os 'definidores' a dividirem-se, normalmente, entre os genuinamente precisos e concisos, aqueles que tentavam arranjar definições mais criativas, como foi o caso daquele que vos escreve, e os que simplesmente se atrapalhavam e 'atropelavam' nos pensamentos, dificultando ainda mais uma tarefa já de si nada simples.

E pronto – acabámos de descrever tudo aquilo de que nos conseguimos lembrar do concurso (tirando, claro, a parte das filmagens em si, levada a cabo na ludoteca da escola, em poucos 'takes', e com a equipa técnica visivelmente a divertir-se com as divagações mentais do seu 'protagonista'). O resto fica por conta do iMDB, que aponta a participação de nomes 'carimbados' da televisão portuguesa (e da TVI daquele período, em particular) como são os casos de Teresa Guilherme, Ricardo Carriço, Maria Vieira, Henrique Viana e até Sérgio Godinho! Infelizmente, conforme referimos acima, não nos é possível confirmar, ou mesmo apresentar provas, para qualquer destas informações, dado não haver sequer um vídeo de YouTube ou Dailymotion sobre o programa; ainda assim, não quisemos deixar de recordar um dos programas da época que mais memória nos deixou – quanto mais não fosse pelo envolvimento pessoal – e cuja total ausência do mundo cibernético não se pode considerar menos do que muito estranha...

2 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2023
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2022
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub