Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Portugal Anos 90

Uma viagem nostálgica pelo universo infanto-juvenil português dos anos 90, em todas as suas vertentes.

Portugal Anos 90

Uma viagem nostálgica pelo universo infanto-juvenil português dos anos 90, em todas as suas vertentes.

08.08.23

Porque nem só de séries se fazia o quotidiano televisivo das crianças portuguesas nos anos 90, em terças alternadas, este blog dá destaque a alguns dos outros programas que fizeram história durante aquela década.

Numa semana em que teve lugar um dos maiores eventos religiosos de sempre no nosso País – cujo corolário foi a visita de Sua Santidade, o Papa Francisco, é difícil não recordar os diversos programas católicos que as crianças e jovens dos anos 90 se habituaram a ver nas grelhas televisivas, normalmente antes dos blocos de 'bonecos' animados dos fins-de-semana de manhã. Mas entre a inevitável (e ainda hoje existente) Eucaristia Dominical e a Benção Urbi et Orbi, transmitida ao vivo do Vaticano na Páscoa e Natal, havia (e continua a haver) um programa que se destacava por tentar ir mais além do simples aspecto devoto e do contexto da missa e oração, e descobrir o catolicismo através das vivências dos portugueses comuns. Falamos de '70x7', programa que leva já quase quatro décadas e meia de existência, e que soará certamente familiar a qualquer criança ou adolescente que tenha visto pelo menos uma grelha televisiva na revista semanal ou no Teletexto.

1250_54189_62129.webp

Criado em 1979 por dois 'padres jornalistas', António Rego e Manuel Vilas Boas, o '70x7' tinha, precisamente, como proposta unir esses dois 'mundos', objectivo que atingia com maestria, tendo inclusivamente sido premiado pela Associação Católica Internacional de Cinema e Televisão pela sua reportagem na Cartuxa de Évora, que conseguia transmitir o ambiente, idealismo e devoção dos monges ali residentes sem desrespeitar o voto de silêncio que os mesmos observam. Outros episódios eram menos solenes, indo apenas 'de câmara em punho' ao encontro de cidadãos comuns, mas sempre com uma abordagem jornalística, mais de divulgação do Catolicismo do que de evangelização. A ajudar a esta percepção estavam, também, segmentos como o do futuro comentador da TVI, e actual Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que faziam com que o programa tivesse um certo interesse mesmo junto de quem não era Católico

O programa sobre a Cartuxa de Évora, vencedor do prémio de Filme do Ano da Associação Católica Internacional de Cinema e Televisão.

Esta abordagem continua, aliás, firme até aos dias de hoje, mesmo trinta anos depois de o fundador ter trocado o jornalismo presencial pela direcção de informação da TVI. Um dos programas mais antigos ainda em exibição, a par de certos telejornais, '70x7' poderá não vir a marcar a actual geração da mesma forma que o fez para as duas anteriores, mas não deixa, por isso, de ser um excelente exemplo de como ter uma abordagem imparcial e informativa a algo tão pessoal e subjectivo como a fé.

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2023
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2022
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub