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Portugal Anos 90

Uma viagem nostálgica pelo universo infanto-juvenil português dos anos 90, em todas as suas vertentes.

Portugal Anos 90

Uma viagem nostálgica pelo universo infanto-juvenil português dos anos 90, em todas as suas vertentes.

13.06.25

Um dos aspetos mais marcantes dos anos 90 foi o seu inconfundível sentido estético e de moda. Em sextas alternadas, o Anos 90 recorda algumas das marcas e modas mais memoráveis entre os jovens da ‘nossa’ década.

São, ainda hoje, um dos ícones mais imediatamente associados com a estética dos anos 80 e primeira metade dos anos 90, sobretudo se vestidos juntamente com um blusão de ganga ou cabedal; a verdade, no entanto, é que, qualquer que seja o 'look' que os acompanhe, continuam até hoje a ter um impacto visual único, que explica a sua continuada popularidade. Falamos dos óculos de aviador, o formato por excelência das décadas supramencionadas, mas que, mesmo depois da 'chegada' dos óculos escuros tipo 'visor' (os chamados, em Inglês, 'wrap-arounds') nunca deixaram de ter procura, tanto junto do público mais alternativo que sempre os favoreceu, como também por parte de uma demografia mais seguidora da moda, que não deixava de apreciar as suas qualidades intemporais.

Tom-Cruise-Top-gun-ray-ban.jpg

Tom Cruise e 'Top Gun' estiveram entre os principais responsáveis pela divulgação deste acessório na década de 80.

Popularizados na década de 80 por filmes como 'Top Gun' ou 'O Exterminador Implacável' e normalmente associados à conceituada marca Ray-Ban, estes óculos não ficavam, obviamente, limitados a apenas esse fabricante, tendo, ao longo dos anos, surgido as inevitáveis derivações, sucedâneos e 'imitações baratas', de forma a disponibilizar este acessório para todos os públicos e 'orçamentos'. Não é, pois, de surpreender que muitos jovens da época tivessem (e usassem) um par de 'aviators', ainda que esse número tenha progressivamente diminuído à medida que se aproximava o Novo Milénio, e que filmes como 'Matrix', 'Blade' ou 'Equilibrium' alteravam a estética e percepção dos óculos escuros junto do público de menor idade.

Mesmo durante esse período, no entanto, os óculos Ray-Ban e seus derivados nunca deixaram de ser associados a uma estética 'cool' e 'retro', centrada principalmente nos 'motoqueiros' (entre os quais retêm até hoje a popularidade) e nos aviadores dos quais tiravam o seu nome. Essa percepção sobrevive, aliás, até aos dias que correm, em que os 'aviators' continuam a fazer parte integrante tanto de estilos de vida como apenas de 'looks' com tendência 'vintage'; razão mais que suficiente para, nestas breves linhas, recordarmos os tempos áureos deste acessório, nos já longínquos anos anteriores à viragem do Milénio.

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