Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Portugal Anos 90

Uma viagem nostálgica pelo universo infanto-juvenil português dos anos 90, em todas as suas vertentes.

Portugal Anos 90

Uma viagem nostálgica pelo universo infanto-juvenil português dos anos 90, em todas as suas vertentes.

09.04.21

Um dos aspetos mais marcantes dos anos 90 foi o seu inconfundível sentido estético e de moda. Em sextas alternadas, o Anos 90 recorda algumas das marcas e modas mais memoráveis entre os jovens da ‘nossa’ década.

E hoje vamos falar de um item que todos tivemos, e vimos os adultos à nossa volta terem naquela saudosa década – o belo do fato de treino.

0a444c85f3989c6f55098a9765d11fce.jpg

Quem não teve, que se acuse...

Pois é, antes de serem parte indispensável do estilo ‘street/urbanwear’, e mais tarde voltarem a ser conotados com a sua função original – o desporto - os fatos de treino eram uma espécie de ‘fashion statement’ das massas, algo que estava inexplicavelmente na moda e cujo uso era massificado, não só entre as crianças e jovens mas um pouco por toda a sociedade.

E dizemos ‘inexplicavelmente’ porque o típico fato de treino de inícios dos anos 90 era o chamado ‘shell-suit’, um conceito herdado da década anterior e, como tal, cheio dos principais ‘tiques’ da mesma - nomeadamente o uso simultâneo de várias cores e tons berrantes e contrastantes, que produzia coisas como esta:

17992180_1911499325802003_1263028084945025427_n.jp

Menos, malta do design...menos.

Mais tarde, sensivelmente a meio da década, alguém com algum bom-gosto decidiu que os fatos de treino deveriam ter cores mais neutras, de preferência escuras, e deixar os brancos e cores vivas apenas para os detalhes. Este estilo marcou a segunda vaga de fatos-de-treino a invadir Portugal durante os anos 90, a maioria dos quais incluía as famosas riscas verticais nas pernas popularizadas pela Adidas, em conjunto com um padrão que unia uma cor escura de base (tipicamente o preto ou azul-escuro) com um segundo tom, normalmente usado para a parte da frente e ombros do casaco. 

1.PNG

Exemplo de um fato-de-treino de meados dos anos 90.

Entretanto, em paralelo a estes dois tipos de fatos-de-treino ‘fashion’, havia outro, mais tipicamente usado pelas crianças em idade de instrução primária ou preparatória, mas também popular entre as mulheres. Este tipo de fato-de-treino era normalmente feito de algodão e com um motivo bordado na camisola, indo do elegante e clássico ao berrante e ‘over-the-top’, mas sem nunca chegarem ao nível dos pesadelos de cores que podiam ser os fatos-de-treino para adultos.

1824_1_2_480.jpg

Exemplo contemporâneo de um fato-de-treino de criança ao estilo dos anos 90.

Estes três tipos de fatos-de-treino – ou só o casaco, ou só as calças – serviam, nos anos 90, para quase tudo, desde fazer desporto ou brincar na rua (o uso mais ‘natural’ deste tipo de peça) até ir para a escola, ao café, ao jardim ou até ao hipermercado. As únicas alturas em que não eram usados eram no escritório (no caso dos adultos) em festas, em visitas a familiares e em locais como a igreja. De resto, eram fiéis companheiros de muitos portugueses e portuguesas, de todas as idades, durante aqueles anos 90.

E vocês? Quando e onde usavam o fato de treino? De que tipo eram os vossos? (Não vamos perguntar se tiveram, porque CLARO que tiveram….) Deixem as vossas memórias nos comentários!

2 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub