Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Portugal Anos 90

Uma viagem nostálgica pelo universo infanto-juvenil português dos anos 90, em todas as suas vertentes.

Portugal Anos 90

Uma viagem nostálgica pelo universo infanto-juvenil português dos anos 90, em todas as suas vertentes.

05.05.23

Os anos 90 estiveram entre as melhores décadas no que toca à produção de filmes de interesse para crianças e jovens. Às sextas, recordamos aqui alguns dos mais marcantes.

Apesar de as mais diferentes formas de ficção se continuarem a centrar na ideia de que os sonhos se podem tornar realidade, na vida real, tal raramente acontece, sendo que, na maioria dos casos, até os esforços mais aturados se revelam inglórios. Talvez seja por isso que, quando um caso destes tem, efectivamente, lugar, o mesmo se revele tão satisfatório para o chamado 'grande público' – e um dos principais exemplos deste fenómeno surgiu em finais dos anos 90, quando um guião escrito de forma independente por dois actores conseguiu ir de rejeitado a mega-sucesso de bilheteira.

download.jpg

Falamos de 'O Bom Rebelde' ('Good Will Hunting', no original), um dos vulgarmente chamados 'projectos de paixão' para Matt Damon e Ben Affleck, dois nomes, à época, já estabelecidos, mas ainda longe do estrelato de que mais tarde viriam a gozar. Os dois actores, ainda hoje melhores amigos, viram o guião que haviam passado a primeira metade da década a escrever (a partir de uma ideia que Damon tivera ainda durante o curso de Cinema em Harvard) ser rejeitado por praticamente todos os estúdios de Hollywood (incluindo uma 'mudança de ideias' por parte da Castle Rock Entertainment), forçando-os a usar os seus 'conhecimentos' dentro da indústria – no caso, o realizador independente de culto, Kevin Smith – para fazer chegar o trabalho à Miramax.

Contra todas as expectativas, a companhia dos irmãos Weinstein aprovou mesmo o guião, bem como a proposta de Damon e Affleck para que eles próprios ocupassem os papéis principais, e não tardou até que os dois actores se encontrassem em posição de escolher um realizador para o seu filme – um cargo que acabaria por caber a Gus Van Sant, depois de o próprio Smith ter rejeitado essa incumbência. Mais, os dois jovens actores veriam ser adicionado ao elenco um nome de vulto do cinema da altura – nada mais, nada menos do que Robin Williams, que regressava assim aos papéis dramáticos para interpretar o psicanalista do titular Will Hunting, o contínuo do MIT que descobre, quase por acaso, ser sobredotado para a Matemática, um facto que virá a mudar a sua vida.

Ainda hoje aclamado como um dos grandes filmes não só dos anos 90 como da era moderna, 'O Bom Rebelde' consegue a proeza de não cair em nenhuma das 'armadilhas' que a presença de alguns dos nomes envolvidos poderia suscitar: não se trata de um filme pretensioso, como os que Gus Van Sant costuma realizar, nem lamechas, pese embora a presença de Robin Williams, e até mesmo Affleck se encontra em 'dia sim' em termos de representação, sendo este um dos seus melhores papéis da sua já longa carreira. A soma de todas estas partes resulta num filme que (pouco mais de vinte e cinco anos após a sua estreia em Portugal, em Março de 1998) continua a valer mesmo a pena ver, e a justificar a aclamação crítica que lhe foi dedicada, tanto à época como em anos subsequentes. Em suma, um 'conto de fadas real' com final feliz - tanto para os dois actores e argumentistas, que conseguiram fazer 'sair do chão' o projecto a que haviam dedicado parte da juventude, como para os cinéfilos, que se viram, naquela Primavera de 1998, brindados com um excelente e justamente premiado drama.

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2023
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2022
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub