22.10.24
NOTA: Este 'post' é respeitante a Segunda-feira, 21 de Outubro de 2024.
Em Segundas alternadas, o Anos 90 recorda algumas das séries mais marcantes para os miúdos daquela década, sejam animadas ou de acção real.
Já aqui anteriormente dedicámos algumas linhas a 'Beverly Hills 90210', talvez a mais bem sucedida série dramática para adolescentes da sua época, não só em Portugal como um pouco por todo o Mundo, e que lançou bases ainda hoje utilizadas e copiadas por programas do mesmo género. O que muitos dos que acompanhavam a série na altura talvez não recordem é que o criador da mesma, Darren Star, foi responsável por outro programa do mesmo estilo, este de teor algo mais sofisticado e adulto e que, talvez por isso, não conseguiu o mesmo grau de sucesso, mas que é ainda assim relembrado com carinho por uma grande parcela da população jovem da época.
Falamos de 'Melrose Place', série conceptualmente muito semelhante a 'Beverly Hills 90210' (e que, tal como a mesma, seria transmitida em Portugal pela RTP) mas que transpõe o cenário de uma escola secundária para um prédio de apartamentos, obtendo assim a justificação ideal para explorar a vida de personagens algo mais velhos (na casa dos vinte anos) e com situações pessoais e profissionais algo mais assentes – o que, claro, não impede que a emoção se manifeste de forma contínua e ininterrupta, seja através das habituais relações interpessoais, seja de enredos mais abertamente dramáticos e inverosímeis, ao mais puro estilo telenovela (género, aliás, em que 'Melrose' é normalmente inserido nos seus EUA natais).
No centro da trama estão oito residentes do condomínio em questão, alguns deles interpretados por actores e actrizes já famosos (como Heather Locklear, adicionada como 'chamariz' para aumentar as audiências da série) ou que o viriam a ser posteriormente (como Vanessa Williams, a Wilhelmina Slater de 'Betty Feia'). É entre este núcleo central que se desenrolam os típicos triângulos amorosos, traições, problemas quotidianos e, como já referimos, algumas situações que obrigam a muita boa-vontade, como uma ameaça de bomba que ocorre numa das últimas temporadas. No cômputo geral, um 'prato cheio' para fãs de '90210', embora sem a vertente identificativa que aquele programa tinha para a sua audiência. Ainda assim, esta 'segunda tentativa' de Darren Star é bem merecedora de algumas linhas neste nosso 'blog' nostálgico, sobretudo por ser bem possível que alguém que o leia tenha memórias nostálgicas de a ver aquando da transmissão na RTP, mesmo à distância de mais de três décadas...