Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Portugal Anos 90

Uma viagem nostálgica pelo universo infanto-juvenil português dos anos 90, em todas as suas vertentes.

Portugal Anos 90

Uma viagem nostálgica pelo universo infanto-juvenil português dos anos 90, em todas as suas vertentes.

10.04.22

As saídas de fim-de-semana eram um dos aspetos mais excitantes da vida de uma criança nos anos 90, que via aparecerem com alguma regularidade novos e excitantes locais para visitar. Em Sábados alternados (e, ocasionalmente, consecutivos), o Portugal Anos 90 recorda alguns dos melhores e mais marcantes de entre esses locais.

images.jpg

Numa edição anterior desta rubrica, falámos da experiência de, em criança, acompanhar os pais ao café; no entanto (apesar de termos, nessa ocasião, abordado a fase posterior da experiência) dedicámos muito pouca atenção às particularidades inerentes à visita a esse mesmo espaço enquanto ainda jovem, mas já mais velho, nomeadamente na época da adolescência.

Apesar de não ser claro se essa experiência continua a ser tão relevante para as novas gerações como o foi para a de finais do século XX e inícios do seguinte, para os jovens daquele tempo, ir ao café com os amigos, e sem o acompanhamento de adultos, era um verdadeiro ritual de passagem para a vida adulta - uma das primeiras vezes em que um jovem em idade de ensino secundário se sentia, verdadeiramente, adulto. A sensação de pedir (e, posteriormente, consumir) esse primeiro café é difícil de transmitir em 'segunda mão' a quem não lá tenha estado, mas quem passou por essa experiência sabe, exactamente, o que sentiu (e COMO se sentiu) nesse momento - e entende por que razão a mesma merece o seu próprio post.

Curioso era que não tardava mais do que um par de anos até essa mesma visita ao café se tornar corriqueira, e o verdadeiro ritual de passagem passar a ser o consumo de cerveja em vez do café, ou como complemento do mesmo; durante aquela pequena janela sensivelmente a meio da adolescência, no entanto, poucas coisas havia mais gratificantes do que tomar o primeiro café, na esplanada, com os colegas de turma, sem que a nenhum ponto alguém questionasse a validade dessa acção, ou sequer pensasse em recusar serviço. Tanto assim, que esta é daquelas experiências que esperamos não terem sido perdidas pelas novas gerações, e que devemos procurar preservar junto das mesmas...

2 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2023
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2022
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub