Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Portugal Anos 90

Uma viagem nostálgica pelo universo infanto-juvenil português dos anos 90, em todas as suas vertentes.

Portugal Anos 90

Uma viagem nostálgica pelo universo infanto-juvenil português dos anos 90, em todas as suas vertentes.

31.12.22

As saídas de fim-de-semana eram um dos aspetos mais excitantes da vida de uma criança nos anos 90, que via aparecerem com alguma regularidade novos e excitantes locais para visitar. Em Sábados alternados (e, ocasionalmente, consecutivos), o Portugal Anos 90 recorda alguns dos melhores e mais marcantes de entre esses locais e momentos.
´
O dia 31 de Dezembro fica marcado pelo chamado 'Reveillon' - a festa de passagem de ano que, dependendo da zona do país ou até do agregado familiar, reveste uma série de actividades e tradições bastante distinta. E apesar de, hoje em dia, haver uma variedade bastante maior de opções de entre as quais escolher nesta data, os anos 90 não deixavam, eles mesmos, de possibilitar às crianças e jovens portugueses passagens de ano bastante distintas entre si.

reveillon-significados.jpg

E se, para os mais novos, a data era normalmente passada em família (sempre bem acompanhados pelos especiais de Ano Novo televisivos e pelos tradicionais espectáculos de fogos de artifício comunitários vistos da varanda ou do jardim, e quiçá com direito a um pequeno gole de champanhe ou de outra bebida, quando já mais 'crescidinho') os jovens e adolescentes não deixavam de encontrar uma série de maneiras distintas de celebrar a entrada do novo ano, desde as tradicionais discotecas (para os mais velhos e/ou abastados) até às não menos típicas festas entre amigos (em casa de uns ou de outros, e sempre com comida e bebida à descrição) ou até algo mais 'aventuroso' e memorável, como o aluguer de uma casa onde passar um fim-de-semana inesquecível. Cada uma destas opções tinha, claro, as suas vantagens e desvantagens - as discotecas, por exemplo, eram menos intimistas e mais dispendiosas, mas permitiam 'ser visto', enquanto que os encontros entre amigos forneciam maior intimidade e liberdade em troca de um investimento bastante menor - tendo as mesmas de ser equacionadas na hora de escolher um plano em definitivo para o Ano Novo.

Qualquer que acabasse por ser a 'táctica' adoptada, no entanto, os 'reveillons' dos anos 90 e 2000 acabavam, invariavelmente, por ser tão ou mais marcantes do que os actuais - até por ser bastante menos fácil 'alinhavar' planos e combinar encontros. É em memória desses anos, e com um olho sempre no futuro, que queremos desejar aos nossos leitores umas excelentes entradas em 2023. Feliz Ano Novo!

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2023
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2022
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub