Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Portugal Anos 90

Uma viagem nostálgica pelo universo infanto-juvenil português dos anos 90, em todas as suas vertentes.

Portugal Anos 90

Uma viagem nostálgica pelo universo infanto-juvenil português dos anos 90, em todas as suas vertentes.

28.11.21

NOTA: Este post corresponde a Sábado, 28 de Novembro de 2021.

As saídas de fim-de-semana eram um dos aspetos mais excitantes da vida de uma criança nos anos 90, que via aparecerem com alguma regularidade novos e excitantes locais para visitar. Em Sábados alternados, o Portugal Anos 90 recorda alguns dos melhores e mais marcantes de entre esses locais.

A época natalícia é uma altura do ano que tende a evocar uma série de memórias e sensações tanto em quem é criança, como em quem já o foi. Das viagens de 'reconhecimento e prospecção' ao hipermercado ou 'shopping' mais próximo até ao jantar de Natal, tempo passado com familiares por vezes distantes, filmes de família na televisão e, claro, os presentes, são apenas alguns dos momentos ligados a esta época do ano que tendem a ficar gravados na memória de quem é ou já foi jovem.

A estes factores há ainda que juntar mais um, pelo menos para quem reside em áreas mais urbanizadas; a tradicional saída nocturna, em passeio, com o intuito de admirar as iluminações de Natal estrategicamente colocadas em pontos-chave da cidade ou povoação algures em fins de Setembro, e acesas pela primeira vez cerca de um mês depois. Apesar de não ser uma experiência tão universal como a maioria das outras de que falamos aqui no blog, para muitas crianças, esta saída assinalava o verdadeiro início da época festiva, tanto ou mais do que a recepção do primeiro catálogo de brinquedos na caixa do correio.

naom_619b60154ef5d.jpg

E a verdade é que, nos anos 90, muitas autarquias se esmeravam para que as suas iluminações de Natal fossem verdadeiramente espectaculares, fazendo com que a deslocação – fosse de carro, a pé ou de transportes - valesse bem a pena. A emoção de descobrir uma rua onde as habituais iluminações estáticas tivessem sido substituídas por enfeites com efeito de movimento é difícil de descrever a quem não a tenha experienciado na idade e contexto certos...mas acreditem que o 'hype' era definitivamente real. E mesmo quando não havia nada de assim tão entusiasmante, era sempre divertido ver as diferentes filas de luzes nas diferentes ruas, bem como – com alguma sorte – algum tipo de instalação especial numa praça ou largo, mesmo a pedir uma fotografia ao seu lado...

Enfim, embora possa ser potencialmente considerada uma experiência sobretudo relevante para crianças e jovens residentes nas cidades – as aldeias e vilas mais pequenas tinham formas e esquemas de iluminação diferentes – a verdade é que o passeio para ver as iluminações terá decerto marcado muito boa gente naqueles já longínquos anos 90; tanto assim que, embora as iluminações de hoje em dia fiquem muito a dever às daquele tempo, decerto ainda haverá quem leve os filhos, sobrinhos e outras crianças que lhe sejam próximas a vê-las ano após ano, para que também eles possam desfrutar da experiência que tanto prazer deu à geração anterior, quando era da sua idade...

 

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2022
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub