Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Portugal Anos 90

Uma viagem nostálgica pelo universo infanto-juvenil português dos anos 90, em todas as suas vertentes.

Portugal Anos 90

Uma viagem nostálgica pelo universo infanto-juvenil português dos anos 90, em todas as suas vertentes.

12.10.24

As saídas de fim-de-semana eram um dos aspetos mais excitantes da vida de uma criança nos anos 90, que via aparecerem com alguma regularidade novos e excitantes locais para visitar. Em Sábados alternados (e, ocasionalmente, consecutivos), o Portugal Anos 90 recorda alguns dos melhores e mais marcantes de entre esses locais e momentos.

Uma edição recente desta mesma rubrica foi dedicada à Quinta Pedagógica dos Olivais, espaço que comemorou há pouco tempo três décadas de existência, durante os quais trouxe às crianças citadinas um 'cheirinho' dos ares do campo, com a sua colecção de animais, plantas e árvores de fruto típicas do cultivo nacional (e não só). O que, nessa ocasião, ficou por referir é que a instalação em causa dividia, até recentemente, o seu espaço com uma outra, de tanto ou maior interesse para o público-alvo: a Bedeteca Nacional, o maior arquivo de banda desenhada (física e digital) do nosso País.

bedeteca-de-lisboa.jpg

Concebida pela primeira vez em 1990, por um grupo de jovens de Ramalde, na zona do Grande Porto, a Bedeteca viria, no entanto, a encontrar a sua 'casa' definitiva na capital, concretamente no Palácio do Contador-Mor, edifício ainda hoje da propriedade da família Van Zeller, e que se pensa ter sido a inspiração para a famosa 'Toca', a casa descrita por Eça de Queirós como o 'ninho de amor' de Carlos e Maria Eduarda na obra-prima 'Os Maias'. Haja ou não fundamento para esse rumor, a verdade é que, em finais do século XX, o edifício viria a servir uma função marcadamente diferente, albergando múltiplas salas dedicadas à preservação e divulgação da banda desenhada em todas as suas formas. De facto, a Bedeteca procurava ir além de uma simples biblioteca ou arquivo (não obstante serem estes os seus aspectos primários) e oferecer também recursos digitais e instalações para exposições temporárias, mostras do trabalho de autores independentes e até palestras ou convenções, afirmando-se assim como local de 'romaria' obrigatória para os aficionados de BD lisboetas, senão mesmo de todo o País.

1580396.jpeg

Infelizmente, após ter feito as delícias dos entusiastas dos 'quadradinhos' durante mais de três décadas, a Bedeteca encontra-se, actualmente, encerrada para remodelações, as quais se estendem já há algum tempo, levando alguns interessados a ponderar se a mesma se encontrará definitivamente extinta. Para já, no entanto, a posição oficial é a de que a Bedeteca voltará, sim, a funcionar, exactamente no mesmo espaço do que anteriormente, podendo o seu acervo ser, nos entrementes, visitado e consultado numa secção especialmente reservada para o efeito, na Biblioteca de Marvila, também em Lisboa. Esperemos, pois, que se trate verdadeiramente de uma situação temporária, e que os 'bedéfilos' portugueses possam, em breve, voltar a desfrutar daquele que tem, desde sempre, sido o 'seu' espaço de eleição para Saídas ao Sábado; até lá, fica a 'homenagem' a uma infra-estrutura mais importante do que possa, à primeira vista, parecer, e que vem, desde há três décadas, dando um contributo importante para o panorama cultural lisboeta, e do País como um todo.

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2023
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2022
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub