Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Portugal Anos 90

Uma viagem nostálgica pelo universo infanto-juvenil português dos anos 90, em todas as suas vertentes.

Portugal Anos 90

Uma viagem nostálgica pelo universo infanto-juvenil português dos anos 90, em todas as suas vertentes.

12.01.23

NOTA: Por motivos de coesão temática, esta Quinta, repetiremos a rubrica Quinta no Quiosque; as Quintas ao Quilo regressarão na próxima semana.

Os anos 90 viram surgir nas bancas muitas e boas revistas, não só dirigidas ao público jovem como também generalistas, mas de interesse para o mesmo. Nesta rubrica, recordamos alguns dos títulos mais marcantes dentro desse espectro.

Na passada Terça-feira, debruçámo-nos sobre o programa 'Roda dos Milhões', uma aposta ganha da SIC no campo do entretenimento e concursos que, durante parte do seu tempo de vida, gerou uma espécie de 'mini-franchise' para a estação de Carnaxide; é da 'cara' mais visível desse mini-império – a revista com o mesmo nome – que falaremos na visita ao Quiosque de hoje.

Capture.PNG

O segundo número da revista, lançado em Setembro de 1999.

Lançada em Agosto de 1999, quando o programa homónimo contava já dezoito meses de existência, e constituía já uma das pedras basilares das noites de Segunda da SIC, a revista homónima do concurso então apresentado por Jorge Gabriel teve um início estrondoso, com o primeiro exemplar a atingir uma tiragem de quase dois milhões de exemplares, que a tornou o título mais lido no sector da televisão, culinária e lavores durante os seus primeiros meses. Sol de pouca dura, no entanto, já que (apesar de o declínio não ter sido imediato, e de ter, pelo contrário, atingido relativo sucesso) a publicação não mais tornaria a chegar sequer perto desse tipo de volumes; pelo contrário, meros seis meses após o seu lançamento, a tiragem havia caído para cerca de um quarto.

Ainda assim, a revista viria a conseguir manter-se nas bancas até à saída do programa-base da SIC, em Fevereiro de 2001, embora sem nunca almejar o sucesso de concorrentes bem mais estabelecidas como a TVGuia ou a TV7Dias (com as quais, aliás, partilhava várias semelhanças declaradas, desde o grafismo aos conteúdos). Uma notícia do Público dava, à época, conta da intenção da emissora de Carnaxide em manter o título activo mesmo após o cancelamento do programa, mas tal não acabou mesmo por se verificar, tendo a revista da 'Roda' acabado por ter significativamente menos impacto sobre a sociedade portuguesa do que o formato televisivo que lhe servia de base; ainda assim, esta foi uma daquelas publicações que, enquanto durou, terá marcado presença nas mesas da entrada ou da sala de espera de muitas casas ou negócios portugueses de finais do século XX e inícios do XXI, não deixando, portanto, de merecer a recordação (ainda que breve) por parte do nosso blog.

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2023
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2022
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub