Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Portugal Anos 90

Uma viagem nostálgica pelo universo infanto-juvenil português dos anos 90, em todas as suas vertentes.

Portugal Anos 90

Uma viagem nostálgica pelo universo infanto-juvenil português dos anos 90, em todas as suas vertentes.

01.06.23

Trazer milhões de ‘quinquilharias’ nos bolsos, no estojo ou na pasta faz parte da experiência de ser criança. Às quintas, o Portugal Anos 90 recorda alguns dos brindes e ‘porcarias’ preferidos da juventude daquela época.

A segunda metade da década de 90 traziam, entre a juventude portuguesa e não só, um renovado interesse na franquia 'Star Wars' (ou 'Guerra nas Estrelas') devido à combinação de um novo 'box-set' dos três filmes então disponíveis (a primeira a contar com as hoje infames alterações e 'melhoramentos' póstumos feitos pelo realizador George Lucas) e da estreia de um novo capítulo da saga (o quarto, ou antes, o 'primeiro') que fazia salivar os aficionados da trilogia original. Assim, não é de todo de estranhar que uma das principais companhias comerciais ibéricas – conhecida, aliás, pelos seus icónicos brindes – quisesse aproveitar o 'embalo' para aliciar os jovens portugueses e espanhóis a consumirem os seus produtos, através de uma promoção subordinada à franquia espacial.

355963020.jpg

Tratava, claro está, da Matutano, que, por essa altura, inseria nos seus pacotes de batatas e 'snacks' os chamados 'mini-filmes' – na verdade, células translúcidas a imitar negativos de cinema, cada uma com uma imagem de um dos filmes originais, que podiam ser simplesmente armazenadas na inevitável caderneta (mais elaborada que o habitual, e repleta de fotos e desenhos alusivos à série) ou visionados numa estrutura própria, adquirida à parte, e que se assemelhava a uma versão bem menos sofisticada do tradicional ViewMaster de décadas anteriores - ou não fosse feita de papel e cartão, e construída mediante o tradicional método de 'corte e colagem'.

IMG_2880.JPGIMG_2892.JPG

A caderneta e o visionador de micro-filmes .

Infelizmente, ao contrário do que acontecia com os icónicos Tazos, Pega-Monstros e Matutolas – ou até com algo como as Caveiras Luminosas – não havia muito para fazer com estes micro-filmes a não ser admirá-los, já que os mesmos não traziam qualquer aspecto interactivo, nem habilitavam o proprietário a quaisquer prémios, como as Raspadinhas ou o Jogo do 24, sendo o único factor distintivo dos mesmos a ligação ao 'franchise' de Lucas. Talvez por isso tenham sido das colecções menos recordadas de entre as várias sugeridas pela Panrico e Matutano à época, o que não impede que façam parte da memória nostálgica de quem era fanático pela 'Guerra das Estrelas' e ávido consumidor de batatas fritas naquela segunda metade da década de 90.

1 comentário

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2023
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2022
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub