Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Portugal Anos 90

Uma viagem nostálgica pelo universo infanto-juvenil português dos anos 90, em todas as suas vertentes.

Portugal Anos 90

Uma viagem nostálgica pelo universo infanto-juvenil português dos anos 90, em todas as suas vertentes.

02.10.21

NOTA: Este post é respeitante a Quinta-feira, 30 de Setembro de 2021.

Todas as crianças gostam de comer (desde que não seja peixe nem vegetais), e os anos 90 foram uma das melhores épocas para se crescer no que toca a comidas apelativas para crianças e jovens. Em quintas-feiras alternadas, recordamos aqui alguns dos mais memoráveis ‘snacks’ daquela época.

Na última edição destas Quintas ao Quilo, falámos aqui das pastilhas Gorila, as quais eram praticamente sinónimo da expressão ‘pastilha elástica’ para as crianças portuguesas até meados dos anos 90; pois foi nessa altura que surgiu em cena um concorrente directo à hegemonia símia – no caso, um gato de óculos escuros com pinta de ‘gajo fixe’, e cujo produto, apesar de importado e não tão icónico como o do gorila lusitano, conseguiu ainda assim usurpar uma tranche significativa do mercado.

thumb.jpg

Falamos, é claro, das pastilha Bubblicious e Bubbaloo, mais conhecidas entre os ‘putos’ portugueses como a principal (e praticamente única) alternativa para quem queria uma pastilha elástica mais macia e menos ‘combativa’ do que a Gorila – ou, alternativamente, quem procurava algo um pouco diferente da norma no que tocava a doces para mascar. Isto porque o principal atractivo da Bubbaloo era o facto de – ao contrário de qualquer outra pastilha existente no mercado – ser recheada de geleia líquida, a qual irrompia do interior da pastilha e inundava as papilas gustativas logo à primeira trinca, oferecendo assim uma espécie de ‘dois doces pelo preço de um’ a quem dispendesse os (caríssimos!) 15 ou 20 escudos a que cada pastilha desse tipo era comercializada. Este factor não terá, certamente, sido alheio ao sucesso da pastilha, quer em Portugal, quer no estrangeiro – afinal, que criança não gosta de surpresas, inovações e outros ‘truques’ nos produtos a ela dirigidos?

No entanto, a Bubbaloo não alicerçava a sua estratégia de marketing simplesmente na inovação, abrangendo também a fatia de público que mais não queria do que uma pastilha mais tradicional, mas menos difícil de comer do que a Gorila – e que encontrava na marca ‘baixa gama’, a Bubblicious, precisamente a resposta a esse seu desejo. Notáveis e ainda hoje lembradas pela textura fofa e sabores acentuados (bem mais do que no caso das Gorila) estas pastilhas terão, certamente, suscitado dúvidas existenciais em crianças que gostavam de ambas as marcas, mas só tinham os dez escudos correspondentes a uma única pastilha…

Qualquer que tenha sido o caso, no entanto, o impacto das Bubbaloo e Bubblicious entre a camada mais jovem foi inegável – tanto assim que a marca continua de vento em popa, discutindo o monopólio do mercado das pastilhas com a Gorila, tal como o fez desde a sua entrada no nosso país, há já quase três décadas. Boas notícias para os fãs de pastilhas elásticas, que continuam a ter dois óptimos produtos de entre os quais escolher…

 

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2023
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2022
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub