Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Portugal Anos 90

Uma viagem nostálgica pelo universo infanto-juvenil português dos anos 90, em todas as suas vertentes.

Portugal Anos 90

Uma viagem nostálgica pelo universo infanto-juvenil português dos anos 90, em todas as suas vertentes.

19.10.23

Todas as crianças gostam de comer (desde que não seja peixe nem vegetais), e os anos 90 foram uma das melhores épocas para se crescer no que toca a comidas apelativas para crianças e jovens. Em quintas-feiras alternadas, recordamos aqui alguns dos mais memoráveis ‘snacks’ daquela época.

13004217-800-auto.webp

A variedade quase infindável de produtos actualmente disponíveis no nosso País, bem como a facilidade de ligação e conexão a mercados internacionais, podem levar a pensar que este paradigma tenha, já, alguns anos ou até décadas de precedência. Quem nasceu e cresceu num Portugal nem tão distante assim, no entanto, sabe que tal ideia não podia estar mais longe da verdade; de facto, há parcas três décadas, grande parte dos produtos hoje tomados como garantidos pela população nacional eram totalmente desconhecidos num mercado ainda muito fechado sobre si próprio, e onde imperavam, sobretudo, as marcas ibéricas, sendo qualquer produto importado quase automaticamente considerado luxuoso.

Um dos melhores exemplos desta mudança de paradigma – vivida, sobretudo, a partir da segunda metade da década de 90 – prende-se com uma das mais conhecidas e apreciadas marcas de bolachas a nível mundial, hoje perfeitamente ubíqua nas prateleiras nacionais, mas cuja chegada a Portugal data de há apenas um mero quarto de século. Falamos, claro está, das Oreos, as icónicas e deliciosas 'sanduíches' de creme branco em bolachas de chocolate que vinham já fazendo as delícias dos 'putos' americanos e britânicos – entre outros – há mais de três quartos de século quando, finalmente, conseguiram entrar no mercado lusitano (através do espanhol, como era comum acontecer na altura) algures nos anos 90.

Escusado será dizer que o sucesso encontrado foi tão imediato quanto o havia sido naqueles mercados, e as Oreos (então vendidas em caixas, cada uma com quatro 'saquetas' de quatro bolachas) rapidamente se tornaram favoritas para a hora do lanche na escola, como 'snack' para pôr na lancheira, ou simplesmente como recheio para a lata das bolachas lá de casa. Num mercado deprivado, desde há alguns anos, das 'Bélinhas', as bolachas da Nabisco vieram preencher uma lacuna importante, assumindo-se como substitutas à altura daquelas que haviam sido as suas 'antecessoras espirituais' no coração das crianças portuguesas.

O resto da história é bem conhecido, tendo'se os volumes de vendas das Oreos em Portugal ao longo dos últimos vinte e cinco anos mantido estáveis o suficiente para justificar a expansão da oferta da gama a umas impressionantes dezasseis variedades, entre as quais se incluem mesmo algumas edições limitadas, como aquela que apresentava uma embalagem cor-de-rosa, em alusão à cantora pop Lady Gaga - infelizmente, ao contrário do que sucedeu no sempre anárquico mercado norte-americano, a versão portuguesa desta promoção NÃO trazia bolachas cor-de-rosa, nem recheio de creme verde... Em suma, Portugal juntou-se ao lote de países que permitem à Nabisco apregoar a Oreo como a bolacha mais vendida em todo o Mundo, tendo-se a mesma tornado parte integrante da vida quotidiana de grande parte da população – o que torna ainda mais difícil recordar que a sua presença no mercado nacional data de pouco mais de um quarto de século...

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2023
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2022
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub