01.02.23
Em quartas-feiras alternadas, falamos sobre tudo aquilo que não cabe em nenhum outro dia ou categoria do blog.
Convencer as crianças e jovens a lavar os dentes é, tradicionalmente, uma das tarefas mais difíceis de um educador; de facto, parece haver algo naquele acessório com cerdas e no tubo cheio de gel branco que repele instintivamente a maioria dos jovens, criando alguma aversão ao acto mais importante após cada refeição. Assim, não é de estranhar que tenham sido feitas, ao longo dos anos, diversas tentativas de tornar esta actividade mais apelativa e divertida, através de medidas que vão das tradicionais escovas em formato de animais até ao uso de mascotes populares nos tubos de pasta; uma das mais bem-sucedidas, no entanto, foi a levada a cabo pela Colgate em meados da década de 90, e passou pela adição à sua linha de produtos de uma nova pasta dentrífica especialmente dirigida ao público infanto-juvenil.
(Crédito da imagem: Ainda Sou do Tempo)
Nascia, assim, a Colgate Júnior, a qual dispunha, por comparação com as suas colegas 'adultas', de algumas características aparentemente insignificantes, mas que faziam toda a diferença para o seu público-alvo: além do agradável sabor a fruta do dentrifico (por oposição ao habitual gosto a mentol ou hortelã misturados com químicos) a boca do tubo era em forma de estrela, fazendo com que cada bocado de pasta se parecesse a um cometa ou estrela-cadente, e a própria pasta tinha 'brilhos', criando um efeito visual bastante apelativo. Quando combinados com o habitual investimento em 'marketing' (que incluiu a colocação de anúncios nas costas das mega-populares revistas aos quadradinhos da Abril Jovem e anúncios com banda sonora dos 'ska-punks' Madness), estava criada a receita para um produto de sucesso entre o público jovem.
E a verdade é que, embora tratando-se tão-sómente de pasta de dentes, a Colgate Júnior até conseguiu deixar algumas lembranças aos que, à época, com ela conviveram – quanto mais não fosse pelo referido esforço de 'marketing', que punha o produto em frente dos olhos do seu público-alvo com suficiente regularidade para o tornar memorável. Mesmo tendo ficado confinada aos anos 90 (especificamente, à primeira metade da década) este dentrífico 'especial' para crianças pode, ainda assim, ser considerado parte moderadamente nostálgica da juventude da geração que então atravessava os seus anos formativos...