Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Portugal Anos 90

Uma viagem nostálgica pelo universo infanto-juvenil português dos anos 90, em todas as suas vertentes.

Portugal Anos 90

Uma viagem nostálgica pelo universo infanto-juvenil português dos anos 90, em todas as suas vertentes.

07.06.23

Em quartas-feiras alternadas, falamos sobre tudo aquilo que não cabe em nenhum outro dia ou categoria do blog.

Apesar de normalmente associada apenas a propriedades intelectuais, mediáticas ou comerciais (filmes, programas de televisão, artistas musicais, brinquedos, mascotes de produtos, etc.) a nostalgia, enquanto conceito, engloba um rol muito mais vasto de áreas. De facto, tudo o que possa causar saudad ou boas memórias, ou induzir a vontade de que volte a existir, pode ser considerado nostálgico. Serve este preâmbulo para explicar o porquê de, esta Quarta de Quase Tudo, irmos falar de produtos de higiene.

Não que seja a primeira vez que tal acontece; numa edição passada desta mesma rubrica, lembrámos o champô para piolhos, e em outro as tradicionais garrafas de espuma de banho em forma de bonecas ou figuras de acção, ou ligadas a uma qualquer propriedade popular entre a juventude. No entanto, esses produtos tinham, conforme mencionado, o atractivo extra da necessidade (no caso do Quitoso) ou da ligação a personagens populares, enquanto que aqueles de que falamos hoje em dia apenas beneficiavam mesmo do facto de existirem em quase todas os lares portugueses durante o período em causa.

download.jpg

produtos-de-cosmticahigienelimpeza-25-320.webp

Alguns dos produtos de ambas as gamas.

Falamos dos champôs da marca Foz, e dos respectivos produtos-irmãos, os desodorizantes Lander. Agrupados, neste post, por pertencerem ao mesmo grupo comercial, ambos estes nomes serão por demais familiares a qualquer cidadão português nascido ou crescido ainda no Segundo Milénio, sendo provável que apenas a faixa mais jovem de leitores deste blog não se recorde dos mesmos.

Isto porque, na época a que os nossos textos dizem respeito, ambas as marcas detinham parcelas consideráveis do mercado nos seus respectivos sectores, sendo presença instantaneamente reconhecível nas prateleiras de supermercados e drogarias (ambos precedem ainda a era dos hipermercados) graças às suas características distintivas: no caso do Lander, os frascos em vidro (cada um com um esquema de cores indicativo do respectivo aroma) e no do Foz, as cores vivas e atraentes do próprio líquido - com destaque para o verde da variante de maçã e para o rosa da de alperce – bem como a presença de uma variante de ovo, alimento tradicionalmente associado à saúde e tratamento do cabelo. Quando associados ao nome reconhecível e à verdadeira qualidade apresentada pelos produtos – todos produzidos no nosso País - estes factores eram garantia de vendas, numa época em que a gama de produtos de higiene e cosmética era significativamente mais reduzida do que hoje em dia.

Como consequência, serão poucos os 'putos' de finais do século XX que não se lembrem, pelo menos, de ver estes produtos nas prateleiras dos supermercados, senão mesmo na da casa de banho lá de casa. E apesar de ambos os produtos ainda existirem hoje em dia – presumivelmente, para benefício do público que os usava nos seus tempos áureos – é difícil argumentar contra o facto de ambas as gamas serem, sobretudo, produtos do seu tempo, que marcaram uma época muito específica da sociedade portuguesa e que são, hoje em dia, sobretudo associados com a mesma – o que faz deles tão merecedores de nostalgia como qualquer outro dos já muitos tópicos abordados neste blog...

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2023
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2022
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub