Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Portugal Anos 90

Uma viagem nostálgica pelo universo infanto-juvenil português dos anos 90, em todas as suas vertentes.

Portugal Anos 90

Uma viagem nostálgica pelo universo infanto-juvenil português dos anos 90, em todas as suas vertentes.

25.04.21

Os Sábados marcam o início do fim-de-semana, altura que muitas crianças aproveitam para sair e brincar na rua ou no parque. Nos anos 90, esta situação não era diferente, com o atrativo adicional de, naquela época, a miudagem disfrutar de muitos e bons complementos a estas brincadeiras. Em Sábados alternados, este blog vai recordar os mais memoráveis de entre os brinquedos e acessórios de exterior disponíveis naquela década.

 

O 25 de Abril de 1974 – data da abolição do fascismo em Portugal – comemorou, durante os anos 90, os seus 20º e 25º aniversário; naturalmente, ambas as datas ficaram marcadas por efemérides comemorativas.

No 20º aniversário, por exemplo (em 1994), houve, entre outros eventos, uma apresentação musical no Terreiro do Paço, em Lisboa, que contou com nomes como Xana ou os 'punk rockers' Peste & Sida. O sempre fiável YouTube encarregou-se de preservar algumas dessas actuações, que podem ver abaixo.

Já o 25º aniversário, no último ano da década, foi celebrado mediante uma colectânea de, precisamente, 25 temas. Apropriadamente intitulada ’25 de Abril, 25 Anos, 25 Canções’, perfazia quase exactamente uma hora e meia de música, e contava no alinhamento com artistas como José Jorge Letria, Manuel Freire ou José Barata Moura. Mais uma vez, podemos agradecer ao YouTube pela oportunidade de ouvir essas canções, bastando para isso clicar no link abaixo.

Também do YouTube vem este concerto de Jake (quem?) postado pelo Baú do Rock Albicastrense, e que aparentemente é também alusivo à data. E não é que os rapazes até fazem um rock 'Nirvanesco' bem esgalhado?

Nem só na música, no entanto, se assinalava esta efeméride. No humor, o 25 de Abril também não passava em claro, tendo neste caso sido usado como tema para um sketch de Herman José, nome maior do humor português nos anos 90, que à época gozava de uma das fases de maior sucesso da sua carreira, graças à lendária ‘Herman Enciclopédia’. Fiquem, pois, com a homenage do humorista a esta data histórica da cronologia portuguesa.

Herman tão-pouco se ficaria por aí, escolhendo ainda interpretar um 'medley' de canções alusivas à data no episódio relevante do seu 'Herman 99'.

Fica assim concluída esta nossa homenagem ao feriado mais importante da história de Portugal. Esperamos que tenham tido um óptimo 25 de Abril, e lembrem-se – este blog é livre e democrático, por isso sintam-se à vontade para partilhar as vossas memórias de infância relativas a esta data histórica.

25 de Abril sempre, fascismo nunca mais! Bom resto de feriado!

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub