Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Portugal Anos 90

Uma viagem nostálgica pelo universo infanto-juvenil português dos anos 90, em todas as suas vertentes.

Portugal Anos 90

Uma viagem nostálgica pelo universo infanto-juvenil português dos anos 90, em todas as suas vertentes.

21.03.21

maxresdefault.jpg

Aos Domingos, o Portugal Anos 90 recorda alguns dos principais acontecimentos desportivos da década.

E obviamente, para uma rubrica com este título, há que começar do início – com o Domingo Desportivo, o lendário programa da RTP, no ar há mais de 50 anos, que inspirou o título desta série de posts, e que marcou toda uma época para os fãs portugueses de desporto, incluindo os mais jovens.

A principal razão pela qual o programa é, ainda hoje, tão saudosamente recordado prendia-se com o facto de o mesmo não só oferecer um bloco de várias horas totalmente dedicado ao desporto (por oposição às três ou quatro notícias sobre o tema veiculadas no noticiário) mas também ir mais a fundo do que qualquer outro programa do género, veiculando não só os principais campeonatos portugueses de futebol profissional e modalidades, mas também resumos dos jogos das então chamadas II Divisão e II Divisão B de futebol. A possibilidade de assistir, ainda que parcialmente, a estes jogos entre equipas muito longe da ribalta era um dos fatores que davam ao Domingo Desportivo muito do seu charme, na ótica dos telespectadores mais fiéis.

Outro fator importante, e que dava ao programa a sua identidade, era a apresentação, que ficava a cargo de ‘figurões’ do calibre de Gabriel Alves e Mário Zambujal. O estilo televisivo destas personalidades também marcou época, e será certamente memorável para a maioria dos fãs do programa, tal como ele era naquele tempo.

hqdefault.jpg

Enfim, não há muito mais a dizer – para quem gostava de desporto, o DD era O programa de referência, e a única oportunidade de ver, ainda que resumidamente, aquilo que não passava em televisão nenhuma.

Hoje em dia, o programa continua no ar – pelo menos nos canais das ilhas – mas já sem o mesmo élan. Numa época em que se pode facilmente ver qualquer resumo no YouTube minutos após a partida acabar, um programa como o Domingo Desportivo acaba por perder muito do sentido que tinha naquele tempo menos tecnologicamente avançado, explicando a sua menor repercussão e peso nos hábitos televisivos dos fãs de desporto. Aqueles que lá estiveram nos ‘bons tempos’, no entanto, nunca esquecerão a experiência de ver o resumo de um Mirense-Mealhada a ser tratado com tanta seriedade e importância como o jogo do Sporting daquela mesma semana…

E vocês? Que memórias retêm do Domingo Desportivo? Partilhem nos comentários!

                   

Excerto de um programa referente à época 94/95, com a sua memorável abertura e um resumo.

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub